27 de março de 2011

• SHIH TZU - Macho ou Fêmea ??? •

Reedição da postagem de 02/jan/2009



Machos = SECRET AFFAIR e ROOPHUS KHAN

 

                                    Fêmeas :  MARIELLA STAR e  BLUE VIOLET 

MACHO OU FÊMEA?

Existem pouquíssimas diferenças no comportamento. Os machos são tão afetuosos, dóceis, carinhosos e amigáveis quanto as fêmeas. Às vezes até mais.
O comportamento dependerá muito mais do temperamento individual do que do seu sexo. Em caso de você ter comprado um filhote (mais velho) macho para o qual não foram ensinadas regras de boa conduta nos primeiros meses de vida, haverá possibilidade de ele causar alguns constrangimentos, como fazer xixi em lugares não desejados. Não o repreenda com severidade. Simplesmente tente distraí-lo brincando com ele ou leve-o para passear e dispender suas energias. Elogie e dê a ele um biscoito para cães quando ele usar o banheiro no lugar certo.

O Macho também poderá ser castrado por volta dos 5 meses de idade, evitando assim a marcação de território que lhe é peculiar. Com esse procedimento ele nem aprenderá a levantar a perninha para fazer o xixi.

Considerando a aquisição de um exemplar fêmea, é importante saber que ela entrará no cio aproximadamente duas vezes ao ano. O cio e a menstruação não constituem um problema grave.

O único problema é ficar atento para que não haja acasalamento (entre membros da mesma raça) ou cruzamento ( entre membros de raças distintas ) inesperado. Uma fêmea perde muito da pelagem quando entra no cio, durante e após o desmamar dos filhotes.

Caso não queira usar a fêmea como matriz, aconselhamos castrá-la. Isso corrigirá a queda da pelagem e servirá como precaução contra câncer de mama e infecção uterina.
Lembre-se: No mundo animal o macho ocupa papel de destaque, tendo sempre um porte mais altivo, uma pelagem mais bonita...