10 de setembro de 2009

• Problemas do Cio - Como evitar •

Saiba o que fazer para evitar problemas quando a cadela
entra no cio




1. Com que idade cadelas entram no cio?
O primeiro cio começa entre 6 e 12 meses. Ele se repete a cada seis meses nas cadelas, mas varia com doenças, clima e a presença de outros animais.

2. Quanto tempo dura o cio?
Nas cadelas, cerca de 15 dias - o período fértil acontece no fim do sangramento, do oitavo ao décimo dia.

3. Quais são os sintomas do cio?
Cadelas sangram, ficam inchadas e se lambem muito.

4. O que fazer para acalmá-las?
Há hormônios para evitar o cio, mas eles causam problemas hormonais e tumores nos órgãos reprodutivos. A solução é ter paciência.

5. Como evitar que as fêmeas fujam para namorar?
Não deixe portões entreabertos e evite manter perto das janelas qualquer móvel que possa ser usado como escada para acesso à rua. Fique de olho se sua fêmea começar a cavar para passar por baixo da cerca ou do portão.

6. Como evitar que sujem os móveis?
Cães marcam território urinando em paredes e móveis, principalmente qdo se tem uma femea no cio por perto. Só a castração antes da idade reprodutiva elimina esse problema. Para evitar que as cadelas sujem a casa, use capas impermeáveis no sofá, retire os tapetes do chão e cubra o carpete.

7. Colocar fralda absorvente nas cadelas faz mal?
Por serem incômodas e causarem irritação na pele, as fraldas absorventes não são indicadas para o cio. Elas servem só para animais com incontinência urinária ou fecal. Já as calcinhas higiênicas, bem mais leves e confortáveis, são ideais para cadelas que vivem dentro de casa. Mas fique de olho: muitas fêmeas mastigam e comem esse acessório! Lembre-se de tirar a calcinha para arejar a região e para que ela possa fazer xixi.

8. Se não castrar, quantos filhotes podem nascer?
Depende da raça. Cadelinhas de pequeno porte têm uma média de três filhotes por gestação, enquanto as grandes podem ter sete ou oito crias.

9. Quanto custa manter a ninhada até doar os filhotes?
Considerando vacina, vermífugo e ração, um filhote de pequeno porte custa cerca de R$ 100 por mês, mais acessórios e veterinário.

10. Por que é importante castrar?
Além de eliminar de uma vez por todas os incômodos do cio, a castração das fêmeas evita que surjam infecções, tumores, hemorragias e gravidez psicológica.
Nos machos, previne tumor de próstata e de testículos. Em ambos os sexos, a castração diminui o risco de fugas.

Créditos www.ligse.com.br/