4 de setembro de 2009

• Animais - Fumantes Passivos •


Você fuma? Cuidado! O seu bicho pode adoecer por causa disso!





Existem muitas pessoas que fumam conscientes dos riscos que podem acarretar a sua saúde, mas a maioria não faz menor idéia do mal que pode acarretar a saúde de seus pequenos companheiros, sejam eles cães, gatos ou pássaros em geral.

Apenas 15% da fumaça do cigarro é inalada pelo fumante. O restante é dispersado na atmosfera, expondo os seus bichinhos a mais de 400 toxinas. Dentre essas pelo menos 40 são causadoras de câncer, como o monóxido de carbono. Os animais domésticos são considerados fumantes passivos, pois são aqueles que inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados.

Quanto maior o tempo em que o fumante passivo fica exposto à fumaça, maior a chance de adoecer. Hoje em dia sabe-se que a fumaça dos cigarros pode levar a doenças respiratórias, dermatológicas e até ao câncer. Dentre as doenças mais comuns de animais que vivem em ambientes de proprietários fumantes, estão: asma, bronquite alérgica, sinusite, espirros, coceiras, vermelhidão nos olhos e pele, câncer nasal e linfomas. As doenças apresentadas pelos animais devido à fumaça, podem estar associada a raça.

Os Bulldog, Shit-zu, Pug, por exemplo, têm a tendência a desenvolver mais problemas respiratórios por serem raças de focinho achatado. Já os de focinho longo, têm maior propensão para desenvolverem câncer de seios nasais. No caso das aves, elas tendem a sofrer com a queda das penas, automutilação devido ao estresse gerado pela fumaça e diminuição do canto. Uma coisa é certa, todo animal doméstico que ficar em contato com seu dono fumante, vai apresentar algum tipo de doença caso fique frequentemente exposto a fumaça do tabaco. O ideal é que o dono se conscientize do problema que pode causar ao seu animal e não fume perto dele, ou melhor ainda, fume fora de casa ou até mesmo pare de fumar.


E o mais importante: proporcione diariamente um ambiente agradável para seu bichinho de estimação. Ele agradece!



http://www.ligse.com.br/n/4390/fumantes-passivos.html