1 de agosto de 2009

☆ Pedigree - A Importância do Documento ☆

Criou-se um mito no Brasil de que o pedigree encarece o filhote.

Alguns criadores falam isso para o comprador para que eles realmente não queiram o pedigree. Isso ocorre, geralmente, porque o criador ou não tem o pedigree dos pais, portanto não pode registrar; ou porque ao registrar, ele assume a responsabilidade de estar vendendo um animal de raça pura e, infelizmente, muitas vezes os animais são mestiços.

Um criador habilitado pela CBKC/FCI gasta em média R$ 30,00 para registrar um filhote e emitir um documento de Pedigree, portanto um valor irrisório. O preço do filhote, seja ele caro ou barato, refere-se à linhagem, padrão da raça e qualidade dos cuidados dispensados pelo criador de um cão.

No pedigree devem constar as características básicas do animal, padronizadas de acordo com a raça, variedade e pelagem (tipo e cor) mostrando os ascendentes do animal, pelo menos até a terceira geração.


Aqui temos um pedigree da "Confederação Brasileira de Cinofilia", o órgão superior dos clubes de criadores de cães no Brasil. Esta "Confederação Brasileira de Cinofilia" é filiada a "FCI", uma organização internacional e autoridade máxima em padrões de raça.



Primeiro podemos ver os dados pessoais do cão, o nome, sexo, data de nascimento, nome do criador e do proprietário. Na coluna esquerda está escrito primeiro o nome do pai do cão, e logo abaixo o nome da mãe. Na coluna do meio os avôs e na direita os bisavôs.

Os nomes dos animais não são os nomes dos pais, mas dos canis. Cada criador coloca o nome do seu canil nos seus animais. Isto quer dizer que os animais que nascem no mesmo Canil tem o nome do Canil em seu registro.

Cada nome está acompanhado pelo número do registro, a cor do animal e se este foi premiado numa exposição. As letras e números correspondem ao título obtido por aquele cão nas Exposições de Beleza que ele participou.

Não compre um animal sem o pedigree... vc poderá estar comprando um cão fora do padrão da raça. O mais barato as vezes tem um preço muito alto.




☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆