16 de março de 2009

★ TOP KNOT - o Topete do Shih Tzu ★

Cuidando da pelagem do nosso maravilhoso Shih Tzu.

O pêlo do shih tzu pode ser mantido longo ou curto. Uma boa opção é Tosa BB, que deixa seu cão com um aspecto mais "fofinho". A pelagem precisa ser escovada com frequencia. Dependendo da qualidade do pêlo, podem ser necessárias escovações diárias. Os banhos devem ser tomados semanalmente, pois um pêlo limpo vai embaraçar menos. Se houver formação de nós, umedeça-os com um pouco de condicionador, desembarace-os cuidadosamente. Fique atento à área atrás das orelhas e o interior das pernas (axilas), pois tendem a embaraçar mais facilmente.


Desembarace o pêlo antes do banho, fazendo isso ficará mais fácil escová-lo e penteá-lo depois. Antes de começar a escovar, misture água com condicionador e aplique sobre o pêlo com uma garrafa de spray. Use uma escova com cerdas de metal. Comece a escovação de baixo para cima: primeiro a barriga, depois as pernas. Deite o cãozinho de um lado, separe o pêlo em camadas e escove o dorso, então vire-o e faça o mesmo do outro lado. Por último penteie o rosto, a cabeça e a cauda.


Parta o pêlo no meio das costas com a ponta de um pente ou agulha de croché. Então passe um pente fino para assegurar que não há nós.

Entre 7 e 14 meses o Shih Tzu perde a pelagem de filhote e adquire a de adulto, é somente nessa fase que haverá queda de pêlos que vc irá notar após escová-lo. O pelo não cai no chão.


Abaixo instruções de como fazer aquele lindo Topete característico do Shih Tzu:

1. O pêlo deve estar bem limpo e totalmente seco. Com um pente de cabo fino, divida o pêlo de canto a canto exterior dos olhos até uma certa altura na cabeça.

2. Prenda a mecha alguns centímetros acima na cabeça com umaliga de silicone. Olhando a mecha de cima, pegue alguns poucos fios bem do meio e empurre o restante para baixo. Isso é que faz a mecha entre os olhos ficar fofinha. Você também pode pegar um pente de cabo fino e puxar a mecha pra frente para dar mais volume.

3. Agora, pegue mais uma mecha atrás da que você acabou de fazer e faça a mesma coisa. Use uma liga de silicone para prender a mecha. Depois você vai amarrar a mecha de trás na mecha da frente, novamente usando uma liga de silicone. Coloque uma terceira liga um pouco acima das demais, para dar mais firmeza.

4. Depois das mechas bem presas, separe o pêlo em mechas pequenas e faça “baby-liss” em cada uma delas. Penteie cuidadosamente para formar aquele semi-círculo característico. e. Para finalizar, aplique spray fixador, tomando muito cuidado com os olhos do cachorro, que deverá ser protegido por uma barreira, podendo ser usado um pano leve ou até mesmo uma das mãos para proteção dos olhos. Use, de preferência, um spray sem cheiro. O Shih Tzu não gosta de perfumes.

Capriche bastante... depois é só curtir o lindo visual do
seu Shih Tzu !























☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆