12 de fevereiro de 2009

★ A IDADE DO CÃO ★

(esse é o Negão... nosso protetor canino)

No mundo canino o processo de envelhecimento ainda não foi completamente entendido.

Sabemos porém, que o envelhecimento ocorre de forma diversa em cães de tipos e raças diferentes . Por exemplo: a expectativa média de vida de um cão de pequeno ou médio porte, é de aproximadamente 12 anos, enquanto cães grandes e raças gigantes têm expectativa de vida mais curta.

No passado acreditava-se que um cão envelhecia 7 anos para cada ano de vida humana. Esta teoria porém foi descartada em favor de uma escala completamente nova de comparação. A escala revista, tenta comparar os estágios de desenvolvimento inicial da vida do cão com aquele dos seres humanos.Raças de pequeno porte geralmente alcançam seus tamanhos finais entre 8 e 12 meses.

Raças de porte médio entre 12 e 16 meses. Raças de porte grande entre 16 e 18 meses, e as raças gigantes, por volta dos 2 anos.Para as raças de porte pequeno e médio, um ano de vida humana eqüivale a 5 anos.

Deste ponto em diante, cada ano de vida do cão eqüivale a quatro anos de vida humana. Por esta escala, um cão de 7 anos tem 44 anos pelos padrões da vida humana; um cão de 12 anos, eqüivale a 64 anos humanos.

Para raças de porte grande e gigante a maturidade é mais lenta. Um cão gigante com um ano de idade é considerado psicologicamente equivalente com uma criança de 12 anos e envelhece perto de 7 anos para cada ano humano. Nas raças grandes e gigantes, um cão de 5 anos tem o equivalente a 40 anos humanos e um cão de 8 anos teria 61 anos humanos.


☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆