13 de fevereiro de 2009

★ Higiene do Shih Tzu ★

Banho: Alguns criadores dão banho no filhote a partir das 6 semanas de vida, embora alguns Vets recomendem esperar até que termine o ciclo das vacinas. Pode ser dado semanalmente, de preferência pela manhã e dentro de casa, para que ele não pegue um resfriado. Filhotes ou cães tosados podem ter um intervalo maior entre os banhos.

Lembre-se que é importante adaptar a rotina as necessidades de seu cão. Use shampoo e condicionador especial para cães. Desembarace o pêlo antes do banho, pois "nós" molhados são bem mais difíceis de desembaracar. Coloque um chumaço de algodão no ouvido do cachorro, para que não entre água. Para que ele goste de banho, tente brincar, elogiar, enfim, fazer do banho uma hora de alegria, e não de stress. Com água morna (jamais quente), enxágue o pêlo e aplique o shampoo SEM esfregar em círculos (como geralmente fazemos com nossos cabelos). Aplique o shampoo no comprimento do pêlo. Separe mechas grandes e aperte-as em sua mão. Enxágue abundantemente. Aplique o condicionador, deixe agir por alguns instantes enquanto massageia o pêlo, e enxágue a seguir.



Secagem: Seque-o com uma toalha e, em seguida, com o secador de cabelos. Vá escovando o pêlo e secando. Procure secá-lo bem para que ele não pegue um resfriado ou tenha alergias de pele. Não use secador em temperatura muito quente, nem muito em cima do cao. Lembre-se que, se o secador estiver quente pra voce, estará muito quente para o cãozinho.Você pode aproveitar o “momento limpeza” para limpar as orelhas e escovar os dentes. Verifique se as orelhas estão bem secas. Depois, faca algo para recompensá-lo como um passeio ou dê-lhe seu brinquedo preferido.

Orelhas: Alguns Shih Tzus tem as orelhas tão peludas que alguns pelos precisam ser removidos, pois atrapalham a passagem do ar (que já não é tão boa). Consulte seu Vet para saber qual medicamento usar para limpá-las e como fazê-lo. A frequencia necessária varia de individuo para individuo, mas é bom checar semanalmente. Verifique se as orelhas estão bem secas depois do banho.

Dentes: devem ser limpos, se possível, todos os dias, com pasta de dentes apropriada para cães. Dentes limpos evitam tártaro, infecções (que podem atingir outros lugares além da boca) e mau hálito. Atenção: escovar dente de cachorro não é frescura, mas um procedimento que evita infecções e outras doenças.

Olhos: requerem muito cuidado e limpeza regular com soro fisiológico ou um produto específico para cães. Os olhos de um Shih Tzu devem ser checados todos os dias.


☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆