1 de fevereiro de 2009

★ 10 Mandamentos ★

1 - DEMONSTRE CLARAMENTE QUE VOCÊ É O LÍDER DA FAMÍLIA-MATILHA.
Seu relacionamento com o cãozinho só será harmonioso se você lhe transmitir a confiança e segurança de um líder.

2 - O PROCESSO EDUCATIVO INICIA-SE DESDE A CHEGADA AO NOVO LAR.
Todos os direitos e deveres do filhote começam a partir do momento que ele chega ao novo lar e é apresentado à nova família.

3 - TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA-MATILHA DEVEM APRESENTAR A MESMA CONDUTA.
Todos os direitos e deveres do filhote devem ser aplicados por todos aqueles que constituem a sua família-matilha.

4 - UTILIZE O BOM SENSO DURANTE TODO O PROCESSO EDUCATIVO.
O processo de aprendizagem depende de fatores como tempo de convivência, dedicação,paciência, espaço físico, apetrechos, técnicas ... conheça-os e utilize-os corretamente.

5 - ADAPTE-SE AO MODO DE VIDA DELE.
Planeje sua vida, organize seus horários, prepare sua casa, minimize possíveis imprevistos e acidentes ... reconheça as diferenças que existem entre vocês e permita-lhe que seja ele mesmo.

6 - COMPREENDA O SIGNIFICADO DE SEUS COMPORTAMENTOS.
Ele possui seus próprios instintos e emoções ... pesquise e tente entender o que se passa na cabeça dele, principalmente quando agir de maneira inesperada e/ou indesejada.

7 - ENSINE-O QUANDO ELE SE DEMONSTRAR RECEPTIVO.
O melhor momento para ensiná-lo é quando ele está preparado para vivenciar novas experiências... trabalhe o filhote quando sua capacidade de aprendizagem estiver maximizada.

8 - MOTIVE-O AO MÁXIMO DURANTE O APRENDIZADO.
Todo tipo de aprendizado deve ser interpretado por ele como uma brincadeira muito divertida... elogie, encoraje, recompense, retribua sua atenção e você notará grandes evoluções em pouco tempo.

9 -RECOMPENSE-O SEMPRE QUE APRESENTAR UM COMPORTAMENTO DESEJADO.
Presenciando um comportamento desejado, retribua-o efusivamente e imediatamente após o ato. Use um tom de voz suave, uma postura amigável e porque não ... um petisco canino. Com carinho e atenção as chances desses atos se repetirem rotineiramente serão bem maiores.

10 - REPREENDA-O SEMPRE QUE APRESENTAR UM COMPORTAMENTO INADEQUADO.
Presenciando um comportamento indesejado, chame sua atenção imediatamente após o ato (não é válido para eliminação de fezes e urina). Use um tom de voz severo e uma postura dominante, sem utilizar punição física. Gradativamente esses atos serão extintos.


Dr. Dalton A. Ishika
http://www.pediatriacanina.com.br
☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆