31 de janeiro de 2009

★ O FILHOTE = Dos 50 aos 90 dias ★

É quando se inicia o primeiro programa.
O filhote é separado da ninhada e levado para o local onde deverá viver com seu dono ou família (apartamento, jardim, terraço, pátio, canil). O contato entre o aluno e o professor será mais estreito e melhores os resultados.

Conselho 1 = Jamais sobrecarregue o jovem aluno no começo do adestramento. Pare assim que o exercício tenha sido realizado com sucesso. Ele tem necessidade de repouso depois de ter entendido aquilo que você quer com uma nova ordem. Não economize elogios. Exagere-os. Entre todos os animais, o cão é o mais sensível a recompensa morais.
Conselho 2 = É importante que as recompensas não sejam monótonas (sempre os mesmos carinhos apressados, sempre a mesma palavra de elogio, sempre o mesmo petisco de retribuição). A recompensa deve variar: uma vez um rápido carinho na cabeça, outra vez uma alisada no dorso; uma hora um simples muito bem, noutra ocasião maravilhoso, você é um craque; variar a recompensa com um petisco bem conhecido do cão e uma guloseima muito apreciada por ele. Diversificar a recompensa mantém o entusiasmo do aluno, aumenta sua boa vontade, apressa a educação e o adestramento.

Conselho 3 = No período formativo de sua educação o filhote tem necessidade de ser protegido por um ambiente tranqüilo e calmo. Então, evite levantar muito a voz perto do filhote. Quando se grita com uma criança, o cão fica atemorizado como se a repreensão fosse dirigida a ele.

☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆