29 de janeiro de 2009

★ Asseio em Casa ★

O asseio em casa

Para tornar o cão asseado, basta basear-se em dois de seus instintos:

* Ele não suja o lugar onde dorme.
* Espontaneamente ele suja o lugar que já tinha sujado.


Em sua vida com outros cães, o filhote que ainda mal sabe andar, sai espontaneamente do local onde nasceu e onde a mãe lhe dá de mamar, para ir defecar e urinar fora. E prefere fazê-lo onde sente o odor de anteriores deposições de urina e fezes. Se o filhote viver ao ar livre, o problema é simples: ele mesmo escolherá o lugar onde colocar seus dejetos.

Conselho: Coloque terra ou plante grama em uma parte da área onde vive o cão; o filhote escolherá esse local como "banheiro", e a terra e a grama facilitam a limpeza. Se o cãozinho vive em apartamento, bastará um pouco de atenção nos primeiros dias. Aproveite o momento após a refeição. Depois que comeu, o cão sentirá vontade de fazer suas necessidades. Pegue-o imediatamente e leve-o até o lugar designado como "banheiro" e onde deverá ter sido colocada uma caixa cheia de terra e papéis velhos. Tendo feito as necessidades, elogie-o, brinque com ele e depois leve-o para dormir em sua casinha. Toda vez que ele acordar, leve-o ao "banheiro", assim, logo ele aprenderá onde deve fazer suas necessidades.

Outro método: Ótimo para cães muito jovens: pega-se uma caixa de tamanho proporcional com o cão, cobrindo seu fundo com placa de grama. A caixa deve ser posta diante da casinha do cão depois da refeição, na hora em que ele acorda, etc. É melhor ainda se a grama estiver impregnada com urina de outros cãezinhos. Ele achará perfeito esse "banheiro", que você irá afastando aos poucos, dia a dia, da casinha. O método é seguro mesmo nos raros casos em que o filhote (perturbado por uma ou outra razão) tende a sujar a sua própria casa. Com o passar do tempo, a caixa deverá ser outra para tornar-se proporcional ao crescimento do cão, sendo colocada no terraço ou jardim.

Outro método: Para o caso de você dispor de um quartinho ou algum outro espaço no apartamento, que possa abrigar a casinha: cubra o piso do lugar com jornais. O cão será obrigado a fazer suas necessidades em um ou mais lugares onde se encontram os jornais, que serão sempre trocados logo que estiverem sujos. Toda manhã, retire uma folha próximo à casinha, deixando o chão livre. O filhote não sujará o lugar onde não tiver jornal (que será desinfetado com álcool ou algo semelhante) e escolherá os lugares onde ainda há jornais, preferindo aquele onde possa encontrar algum sinal de sua urina. Continuando a tirar um jornal por dia, desinfetando a parte livre do assoalho e deixando um pouco de odor do animal na parte (sempre menor) que permanece coberta com os jornais, você levará o cão a fazer as necessidades exclusivamente nos lugares que ficaram cobertos com jornais.

☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆¸.•*´☆¨`*•.¸☆¸.•*☆