29 de outubro de 2008

Cuidados com o Pelo do Shih Tzu

*O pêlo pode ser mantido longo ou curto. Uma opção é o corte filhote, que deixa seu cão com um aspecto mais “fofinho”.

* A pelagem precisa ser escovada com frequencia. Dependendo da qualidade do pêlo, podem ser necessárias escovações diárias. Alguns shih tzus não precisam mais que uma ou duas escovações por semana.

* Os banhos devem ser tomados semanalmente, pois um pêlo limpo vai embaraçar menos.

* Se nós surgirem, umedeça-os com um pouco de condicionador canino (alguns usam condicionador humano mesmo) e, com os dedos, desembarace-os cuidadosamente. Fique atento a área atrás das orelhas e o interior das pernas (axilas), pois tendem a embaraçar mais facilmente.

* Desembarace o pêlo antes do banho, pois nós molhados são bem mais difíceis de desembaraçar.
* Antes de começar a escovar, misture água com condicionador e aplique sobre o pêlo com uma garrafa de spray. Use uma escova com cerdas de metal (os de plástico deixam o pelo estático).

* Comece a escovação de baixo para cima: primeiro a barriga, depois as pernas. Deite o cãozinho num lado, separe o pêlo em camadas e escove o dorso, então vire-o e faça o mesmo do outro lado. Por último penteie o rosto, a cabeça e a cauda. Parta o pêlo no meio das costas com a ponta de um pente ou agulha de crochê. Então passe um pente fino para assegurar que não há nós.

* O pelo do Shih Tzu cai muito pouco. Apenas numa idade entre os 7 e os 14 meses é que o pelo cai bastante. É nessa idade que o cachorro perde a pelagem de filhote e adquire a de adulto (que é mais fácil de cuidar... ainda bem!). Aí voce vai ter que escovar, escovar e escovar! Mas calma, isso dura apenas algumas semanas. De qualquer forma, é sempre bom telefonar para o Vet e comentar o fato de que o pelo está caindo muito. Pode ser apenas a troca de pelos, como também pode ser algo mais grave. Precaução nunca é demais!;)